quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Desenvolvimento do Bebé

Gravidez 0-4 semanas
As semanas de desenvolvimento do feto não coincidem com as da gravidez (há um desfasamento de cerca de 14 dias). A gravidez conta-se desde o primeiro dia da última menstruação e a fecundação só ocorre umas semanas depois.

1ª e 2ª semanas Cinco a seis dias depois da fecundação, o óvulo dividiu-se em centenas de células (bastocisto) e implanta-se no útero. Parte dessas células dará origem à placenta e outras estruturas extra-embrionárias, como o saco amniótico, e outra encarregar-se-á de formar o embrião. Na segunda semana, desenvolve-se o disco embrionário (futuro embrião), que tem cerca de 1 mm de diâmetro.

3ª semana O disco embrionário transforma-se em embrião (com o tamanho de um grão de arroz) e começa a formação dos órgãos e da futura placenta. No final desta semana, surgem os primeiros esboços dos vasos sanguíneos e as células sexuais e, paralelamente, começa a constituir-se o cérebro, a espinal medula e os olhos. A mãe começa a suspeitar da gravidez pois há um atraso na menstruação (ainda que tenha sintomas de que ela está para vir a qualquer momento).

4ª semanaO embrião tem a forma de um feijão. O bebé começa o desenvolvimento pela cabeça, assemelhando-se a parte inferior do corpo a uma espécie de cauda. Já tem pescoço, cabeça, olhos e orelhas (ainda que muito primitivas), cérebro e coração.

Sem comentários:

Enviar um comentário